top of page

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM PÚBLICO


Quando abordamos este tema, adotamos duas vertentes, uma que diz respeito à forma como você se apresenta, sua imagem e postura e a outra que está ligada ao conteúdo que você irá transmitir para o recrutador, para a empresa. Vamos começar falando sobre esta última.

Imagine que você possui 5 minutos para transmitir uma mensagem clara sobre quem você é, o que deseja e o que você traz que será um diferencial para a empresa. Parece uma tarefa complicada, não é? E se nós diminuirmos este tempo para 3 minutos? E se você só tiver a oportunidade de fazer um desenho ou escolher uma imagem de revista que resuma tudo isso?

Esses são apenas alguns formatos desta tarefa de apresentação pessoal que normalmente acontece dentro de uma outra etapa, dinâmica de grupo ou painel de negócios, por exemplo.

Independente destas variações, o ponto de convergência entre elas é a transmissão de uma mensagem muito clara sobre quem você é. Dessa forma, escolha falar sobre passagens significativas da sua vida pessoal, acadêmica e, eventualmente, profissional, que demonstrem suas características, seus valores e oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Em nossa trajetória na Talentos em Ação vemos muitos candidatos falarem sobre experiências incríveis, que poderiam ser muito bem exploradas a seu favor, mas falam como se fosse mais alguma coisa que aconteceu em suas vidas, simples como abrir os olhos pela manhã. É através das suas experiências que você deverá explorar seus pontos positivos e, eventualmente, a desenvolver. O recrutador não enxerga valor algum quando simplesmente o candidato lista uma série de qualidades, sem comprovar efetivamente que as possui e que já as utilizou em algum momento de suas vidas. Vamos falar de alguns exemplos práticos: experiência em empresa júnior (se você nunca pensou em estagiar em uma, pense a partir de agora; esta é uma experiência extremamente enriquecedora e as empresas valorizam muito), intercâmbio, iniciação científica, participação em grêmios, prática de esportes, experiências profissionais (aqui vale aquele extra-natal em loja que você fez!).

Nosso objetivo foi mostrar a você que por mais insignificante você pense que determinada experiência tenha sido, sempre é possível extrair algo que diga sobre você, sobre um aprendizado que você teve e ajudou na sua formação como pessoa e profissional. Abaixo trazemos também algumas dicas sobre a segunda vertente que falamos no início da matéria, sua imagem e postura.

Dicas sobre Postura e Imagem Pessoal: Gestos, expressões faciais e postura falam muito sobre você. Fique atento aos movimentos do seu corpo que não são bem avaliados durante uma apresentação em público:

- Cruzar os braços: significa postura defensiva e pode ser visto como insegurança. - Postura recolhida: pode significar tédio. - Não olhar nos olhos: pode significar ausência da verdade no discurso, falta de confiança e pouco interesse. - Gestos excessivos com as mãos: aparentam nervosismo . Outra preocupação comum é sobre a vestimenta, o modo como você vai se vestir durante as etapas do processo seletivo também são analisadas pelo recrutador. A primeira dica é avaliar se a empresa que você está concorrendo uma vaga é formal ou informal. Se a empresa for formal opte por roupas sociais clássicas, como calça, camisa (de cor clara e sem estampa) e sapato social. Por outro lado, se a empresa for realmente informal, não precisa ir tão arrumado, mas é importante manter a preocupação com a vestimenta e não achar que qualquer roupa é válida. Nesse caso, pode-se optar por uma camisa social de cores e estampas ou até mesmo uma camisa polo, e se decidir usar calça jeans, escolha uma calça escura e lisa. Mais dúvidas sobre apresentação pessoal? Não deixe de mandar suas perguntas através do sitewww.talentosemacao.com.br


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page